DIREITO DO TRABALHO: Controle da jornada de trabalho do profissional em home office

Autores

  • Alexandre Alcântara Ferreira

Palavras-chave:

Home office;, Teletrabalho;, Legislação trabalhista;, Direito do trabalho;

Resumo

Este estudo aprofunda a análise sobre o controle da jornada de trabalho aplicado aos profissionais que desempenham suas atividades em home office, explorando não apenas a compreensão desse modelo laboral, mas também os aspectos jurídicos intrínsecos a essa modalidade de trabalho remoto. O trabalho em home office evoluiu com o surgimento de novas ferramentas e softwares ao longo do tempo, tornando-se progressivamente mais acessível para as organizações, que passaram a adotar esse modelo de forma moderada, nesse sentido evidencia temas essenciais relacionados ao trabalho à distância. Para isso, de que maneira os autores discutem a prática do home office e teletrabalho, hora extra na modalidade de trabalho à distância, assim como explorar como a legislação brasileira lida com o trabalho remoto. Além disso, investigar as opções disponíveis para o controle da jornada de trabalho e avaliá-los. Estes aspectos são fundamentais para examinar os efeitos da modalidade de trabalho em home office nas condições de trabalho, assim como, na legislação trabalhista brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACCARINI, André. Home office aumenta jornada e trabalhador sofre mais com doenças mentais. CUT - CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES, 18 de ago. de 2022. Disponível em:<https://www.cut.org.br/noticias/home-office-aumenta-jornada-e-trabalhador-sofre-mais-com-doencas-mentais-83ef>. Acesso em: 19 de nov. de 2023.

Basso, D. de M., & Barreto, I. F., Junior (2018). O teletrabalho e a supressão de seus direitos na Reforma Trabalhista. Revista do Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho, 41(1), 59-76. https://doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525- 9857/2018.v4i1.4301

Bernardino, A. F., Carneiro, J. M. de S., Roglio, K. de dea, & Kato, H. T. (2009). Teletrabalho e gestão de recursos humanos: Análise em uma organização de tecnologia da informação. Anais do Encontro de Administração da Informação, Recife, PE, Brasil, 2.

BRIDI, Maria Aparecida; BOHLER, Fernanda., ZANONI, Alexandre. Relatório técnico-científico da pesquisa (parte 1): o trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia Covid-19, [recurso eletrônico]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade, 2020.

Brik, M. S., & Brik, A. (2013). Trabalho portátil: Produtividade, economia e qualidade de vida no home office das empresas. Curitiba: Edição do autor.

Colaborador docusing. Absolutamente TUDO que você precisa saber sobre home office. Docusing. Disponível em:<https://www.docusign.com.br/blog/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-home-office#:~:text=Em%202017%2C%20a%20Lei%20n%C2%BA,uma%20tend%C3%AAncia%20ainda%20mais%20forte.>. Acesso em: 29 de nov. de 2023.

Cf. MIZIARA, Raphael. Moderno dicionário de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2019. p. 75.

ESTRADA, Manuel Martín Pino. Teletrabalho & Direito: o trabalho à distância e sua análise jurídica em face aos avanços tecnológicos. Curitiba: Juruá, 2014.p. 25

Filardi, F., & Castro, R. M. P. de (2017). Análise dos resultados da implantação do teletrabalho na administração pública: Estudo dos casos do SERPRO e da Receita Federal. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 41.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.,2002.p.133

VILAR, A. P.; VIEIRA, C. S.; JARDIM, C. Teletrabalho e home office: uma análise de alternativas de controle de jornada. Disponível em:<https://www.migalhas.com.br/depeso/374124/home-office-uma-analise-de-alternativas-de-controle-de-jornada>. Acesso em: 04 de dez. de 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Alexandre Alcântara Ferreira. (2023). DIREITO DO TRABALHO: Controle da jornada de trabalho do profissional em home office. Revista De Direito Do Trabalho, Processo Do Trabalho E Direito Da Seguridade Social, 10(2). Recuperado de https://laborjuris.emnuvens.com.br/laborjuris/article/view/162