PANORAMA SOBRE APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Autores

  • Márlon Tolentino de Souza Santos
  • Maria Siloé Sousa Lima
  • Milena Pereira Machado

Palavras-chave:

Previdência Social, Brasil, fator previdenciário, aposentadoria, regra 86/96

Resumo

O objetivo do presente trabalho é expor de maneira direta como obter a aposentadoria por tempo de contribuição. Essa aposentadoria é um benefício previdenciário concedido aos segurados quando completar um determinado tempo de contribuição. O tempo necessário de contribuição para obter o benefício é de 35 anos e 30 anos para homens e mulheres nessa ordem necessariamente. E é necessário ter no mínimo 180 meses de contribuição para o INSS, que é o período de carência.

O valor da aposentadoria será de acordo com a média dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994 até o mês anterior seu pedido de aposentadoria.

Em 2015 foi implantada aposentadoria progressiva 85/95, atualmente é a aposentadoria 86/96, que é uma alternativa mais vantajosa da aposentadoria por tempo de contribuição, pois permite que o segurado não use o fator previdenciário, torando uma das melhores aposentadorias no Brasil em 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Tolentino de Souza Santos, M., Sousa Lima, M. S. ., & Pereira Machado, M. . (2019). PANORAMA SOBRE APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. Revista De Direito Do Trabalho, Processo Do Trabalho E Direito Da Seguridade Social, 1(2). Recuperado de https://laborjuris.emnuvens.com.br/laborjuris/article/view/24