RERUM NOVARUM: SINDICATO COMO PRESSUPOSTO PARA A DEMOCRACIA
Palavras-chave:
Direito do Trabalho;, Sindicatos;, Rerum Novarum;, democracia;, participação;Resumo
O artigo proposto irá analisa as influências da encíclica Rerum Novarum no ordenamento jurídico trabalhista, a criação do sindicato e uma análise desta instituição como pressuposto para a democracia. A metodologia da pesquisa proposta tem como vertente o raciocínio jurídico-sociológica, será utilizado para a pesquisa bibliográfica, tendo como base a doutrina, assim será apresentado estudos teórico, bibliográfico e doutrinário acerca dos conceitos. Neste sentido, será realizado a consulta a livros, artigos jurídicos e periódicos e outros a serem apurados durante a elaboração desta pesquisa, ainda será pesquisado a internet. O objetivo principal é corroborar a importância dessa carta encíclica que apontou a necessidade da criação e fortalecimento das instituições de associações e sindicatos como aliado da democracia e assim demostrar que os sindicatos têm que dialogar com todos os setores de luta da sociedade, entre as diferentes organizações sindicais e outros movimentos sociais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cleber Lúcio de; ALMEIDA, Wânia Guimarães Rabêllo de. Diálogos em sociologia do trabalho. Conhecimento Livraria e Distribuidora. Edição do Kindle, Belo Horizonte: conhecimento Editora, 2021.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil: de 05 de outubro 1988.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Acessado em: 10 de março de 2022.
BRASIL. Câmera dos deputados. Parecer ao projeto de lei n. 6.787, do poder executivo. Disponível em www.camara.leg.br/proposiçoesWeb/prop_mostrarintegra¿codteor, acessado em 23 abril 2022.
Encíclica RERUM NOVARUM, p.9
Encíclica RERUM NOVARUM, p.10
Encíclica RERUM NOVARUM, p.10
Encíclica RERUM NOVARUM, p.29
Encíclica RERUM NOVARUM, p.22
ESTANQUE, elísio e COSTA, Hermes augusto, o sindicalismo português e a nova questão social – crise ou renovação? 2011, pag. 14.
ESTANQUE, elísio e COSTA, Hermes augusto, o sindicalismo português e a nova questão social – crise ou renovação? 2011, pag. 42.
SANTOS, Boaventura de Souza, Teses para renovação do sindicalismo em Portugal, seguidas de um apelo, 1995, pag. 137.
GOMES, Orlando e GOTTSCHALK, Elson. Curso de Direito do Trabalho. 15ª ed. Forense: Rio de Janeiro, 1998, p. 556.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Direito Sindical. São Paulo: Saraiva, 1989, p. 135.
VICTOR Baez Mosqueira, Presentación Negociación Colectiva y Sindicalismo, 2011, pag. 11
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito da Seguridade Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.